Reuifiquese

Queridas Amigas & Queridos Amigos,

Sob a perceptiva do nosso objetivo de REUNIFICAR-SE ao TODO, por meio do autoconhecimento e na busca pela verdade espiritual, investigo a doutrina Espírita e lhe convido a refletir comigo de forma genuína e pura os fundamentos do Espiritismo. Juntos, desprovidos de conceitos pré-estabelecidos, dogmas, tabus ou convicções religiosas, bem como isento dos conceitos da ciência ortodoxas ou mesmo crenças limitantes que impeçam a análise honesta desta informação avançada recebida e revelada de forma amorosa recentemente, no século passado.

Por meio das lentes de um leigo no assunto, elaborei uma síntese do livro que deu origem a doutrina: “O Livro dos Espíritos” (Allan Kardec). Juntamente com os meus comentários e avaliações baseadas em minha própria perceptiva do assunto, pautado na missão de nosso projeto. Convido a todos a investigar, estudar, testar, avaliar e elaborar sobre essa doutrina que no Brasil e no mundo expande-se em diversas frentes, desenvolvendo tanto adeptos como adversários. O nosso objetivo aqui não é polarizar ambas as classes opositoras, mas sim, apresentar de forma autêntica a minha visão sobre essa doutrina. Na certeza de que todos somos livres pensadores, podemos decidir o que faz bem a nossa alma, a nós mesmos, aos nossos irmãos e irmãs, aos animais e a natureza. Desejo que essa sua avaliação seja originada e pautada nas leis divinas, que produzem o bem. Um dos objetivos do autoconhecimento é justamente esse: que possamos buscar a sabedoria e o conhecimento para podermos tomar as melhores decisões, aquelas que nos conduzem e conduzem nossos irmãos ao bem, ao amor.         

Os grandes do espírito de todos os tempos e de todos os cantos do mundo tem nos ensinado sobre o mundo espiritual em suas mais diversas manifestações, desde que temos conhecimento do ser humano pensante aqui na terra. Poderíamos desenhar uma linha do tempo que represente a evolução da consciência humana, do mais bruto ao mais puro ser, imaginando que estamos ainda no início dessa jornada, porém não totalmente bruto, já com alguma “sofisticação consciencial”. Nestes termos, a cada fase à medida que o tempo passa, evoluímos como “humanos pensantes” e recebemos mais conteúdo, mais informações, tanto a nível intelectual como espiritual, e essa evolução demanda novos paradigmas, abandono de crenças e paradigmas ultrapassados e saltos quânticos, ou seja, demanda avanço na escala do tempo que representa etapas no caminho da evolução. Baseado na ciência natural do crescimento contínuo, evoluir, querendo ou não, é uma lei Universal, somos seres de corpo e alma, crescendo, avançando, não há marcha ré e não há estagnação, a lei da vida é para frente, avante, no fluxo do rio da vida.  

Para cada fase dessa evolução, como foi dito, recebemos novas informações que nos são úteis para mudarmos nossa visão de mundo vigente e que serão importantes para nosso trabalho na senda do sucesso espiritual a longo prazo, no prazo da eternidade e nos guiará naquela determinada fase de nossa evolução. Se observarmos com transparência e lucidez vamos perceber que há uma mudança de um paradigma acontecendo neste exato momento na humanidade, uma expansão coletiva da consciência,  uma migração de um paradigma cartesiano, materialista, dualista, para um NOVO Paradigma, sistêmico, espiritualista, de unificação, baseado no primado da consciência, e é nesse NOVO paradigma, nesse novo nível de consciência ao qual a sociedade humana caminha é que aparece a informação avançada, e a revelação ao mundo dessa NOVA CIÊNCIA;  O Espiritismo. Que não cria nenhuma nova realidade, mas revela a realidade já existente sob um prisma da nova visão de mundo. Incorporar e absorver esse conhecimento significa evoluir. Na história humana temos vários exemplos de transições paradigmáticas, a exemplo das grandes revoluções tecnológicas e nas grandes descobertas, de mares, continentes, mudanças radicais na visão do mapa mundial, cosmologia, entre outros. Provando de que a ciência explica determinados fenômenos, porém não a realidade última, e que uma teoria deve ser substituída por outra que apresente e revele fenômenos que comprovem a sua verdade.

É tempo do Homem conhecer a verdade. Essa nova ciência metafísica existente desde o início dos tempos, mas revelada agora, cria um Novo Paradigma, a humanidade entra em um novo estado de consciência. A Luz surge por todas as partes do Globo! Sejamos todos BEM VINDOS!  

Entendo que a mecânica quântica revelada um conjunto de experimentos que combinados com a doutrina Espírita, comprova o inicio de uma Nova Ciência, que objetiva contribuir para a evolução do ser humano em todos os aspectos, e que desnuda vários mistérios não explicados até hoje, sem alegoria e de forma comprovada. Que tem como objetivo último a re-unificação de nossas almas como TODO.  Essa Nova Ciência, veio para o mundo com o claro objetivo de unir ciência e religião e revelar aos seres pensantes desse planeta de que o amor é tudo o que existe e que todos somos um com Deus. 

Este livro é revelador, surpreendente, avançado, uma verdadeira oportunidade para ruptura dos véus da ignorância e ao mesmo tempo um alento revelador do nosso futuro majestoso baseado na certeza da justiça divida e no Amor Incondicional.

PREMISSAS DA DOUTRINA ESPÍRITA:

Palavras ou conjunto de palavras e frases são códigos que refletem uma informação intrínseca abrangente, por isso destaquei algumas que fazem alusão a doutrina espírita e cristã, de imenso impacto transformador que servem para a nossa reflexão e estudo. São elas:

  • Livre-Arbítrio
  • Moral/Espiritual/Alma x Físico/Material/Científico 
  • Sobrenatural
  • Lei Universal = Justiça: oportunidade igual a todos
  • Progresso = Do Selvagem/Bruto ao Puro
  • Recompensas & Penas
  • Orgulho/Egoísmo/Insaciável
  • Expiação
  • Provações
  • Mentor/Anjo da Guarda/Gênio
  • Lei Divina: Amor/Caridade/Justiça  
  • Espírito/Alma
  • Adiantamento
  • Reencarnação
  • Eternidade – Todos evoluem
  • Purificação
  • Doutrina de suporte aos cristãos
  • Compreensão da realidade após a morte
  • Compreensão da realidade das outras dimensões
  • Sem caridade não há evolução

FUNDAMENTO DA DOUTRINA ESPÍRITA:

Todos Evoluem – TODOS. Compreensão da realidade após a morte: a reencarnação é muito simples de se entender: É a Justiça Divida, a oportunidade de todos purificarem-se e todos tem essa mesma oportunidade. Por definição há diferentes estágios de adiantamento, diferentes níveis de evolução de nosso ser e aqui falamos do ser eterno que há em nós que convencionamos chamar de “espírito”, a nossa “alma”, ou ainda nossa “consciência”, que é eterna. Nosso corpo material é temporal, mas nosso espírito é atemporal. Quanto mais denso, selvagem e bruto, mais sofrimento, mais guerras, mais desequilíbrio, mais violência, menos consciência, mais competição, mais doenças, mais desgraça, menos poder de criação e mais distante de Deus. Quanto mais Puro, mais elevado, mais alegre, mais próspero, mais compreensivo, mais saudável, mais amoroso, mais sábio, maior poder de criação e mais próximo de Deus.

Na eternidade todos irão purifica-se. Os mais adiantados ajudam os irmãos menos adiantados. E é nessa premissa que se revela a Hierarquia Divida.

“Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade”. Eclesiastes 3:11.

O Espiritismo explica o que a Igreja ortodoxa e a ciência materialista não conseguem explicar. Nenhuma filosofia havia resolvido estas questões de forma tão objetiva e prática.  Que oportunidade temos ao estudar esta doutrina e avançar no autoconhecimento.

Com muita alegria compartilho alguns trechos do livro que descrevo abaixo, auto explicativos e de grande impacto em nossa consciência, desde que os avaliamos e entendamos sob a ótica da doutrina Cristã.

Trechos do Livro:

  • “Examinai o que pudestes ter obrado contra Deus, depois contra o vosso próximo e, finalmente, contra vós mesmos. As respostas vos darão, ou o descanso para a vossa consciência ou a indicação de um mal que precisa ser curado”
  • “O espiritismo é, pois, o mais potente auxiliar da religião. Se ele aí esta, é porque Deus o permite e o permite para que as nossas vacilantes esperanças se revigorem e para que sejamos reconduzidos `senda do bem pela perspectiva do futuro”
  • “Dome suas paixões animas; não alimente o ódio, nem inveja, nem ciúme, nem orgulho, não se deixe dominar pelo egoísmo, purifique-se, nutrindo bons sentimentos, pratique o bem, não ligue às coisas deste mundo importância que não merecem, e, então, embora revestido do invólucro corporal, já estará depurado, já estará liberto do jugo da matéria e, quando deixar esse invólucro, não mais lhe sofrerá a influência”
  • “Por que a verdade não foi sempre posta ao alcance de toda gente? R: “Importa que cada coisa venha a seu tempo. A verdade é como a luz: o homem precisa habituar-se a ela pouco a pouco; do contrário, fica deslumbrado. Jamais permitiu deus que o homem recebesse comunicações tão completas e instrutivas como as que hoje lhe são dadas. Havia, como sabeis, na antiguidade alguns indivíduos possuidores do que eles próprios consideravam uma ciência sagrada e de qual faziam mistério para os que, aos seus olhos, tidos por profanos. Pelo que conheceis das leis que regem estes fenômenos, deveis compreender que estes indivíduos apenas recebiam algumas verdades esparsas, dentro de um conjunto equivoco e, na maioria dos casos, emblemático. Entretanto, para o estudioso, não há nenhum sistema antigo de filosofia, nenhuma tradição, nenhuma religião, que seja desprezível, pois em tudo há grandes germens de grandes verdades que, se bem pareçam contraditórios entre si, dispersas que se acham em meio de acessórios sem fundamento, facilmente coordenáveis se vos apresentem, graças à explicação que o Espiritismo dá de uma imensidade de coisas que até agora se vos afiguram sem razão alguma e cuja realidade está hoje irrecusavelmente demonstrada. Não desprezeis, portanto, os objetos de estudo que esses materiais oferecem. Ricos eles são de tais objetos e podem contribuir grandemente para a vossa instrução”
  • “Pois que Deus tudo sabe, não ignora se um homem sucumbirá ou não em determinada prova. Assim sendo, qual a necessidade dessa prova, uma vez que nada acrescentará ao que Deus já sabe a respeito desse homem? R: “Isso equivale a perguntar por que não criou Deus o homem perfeito e acabado; por que passa o homem pela infância, antes de chegar à condição de adulto. A prova não tem por fim dar a Deus esclarecimentos sobre o homem, pois que Deus sabe perfeitamente o que ele vale, mas dar ao homem toda a responsabilidade de sua ação, uma vez que tem a liberdade de fazer ou não fazer. Dotado da faculdade de escolher entre o bem e o mal, a prova tem por efeito pô-lo em luta com as tentações do mal e conferir-lhe todo o mérito da resistência. Ora, conquanto saiba de antemão se ele se sairá bem ou não, Deus não o pode, em sua justiça, punir, nem recompensar, por um ato ainda não praticado”
  • “Qual o caráter de legítima propriedade? R: Propriedade legítima, só é a que adquirida sem prejuízo de outrem. Proibindo-nos que façamos aos outros o que não desejáramos que nos fizessem, a lei do amor e de justiça nos proíbe, ipso facto, a aquisição de bens por quaisquer meios que lhe sejam contrários”
  • “Qual a mais meritória de todas as virtudes? R: Toda virtude tem seu mérito próprio, porque todas indicam progresso na senda do bem. Há virtude sempre que há resistência voluntária aos arrastamentos dos maus pendores. A sublimidade da virtude, porém, está no sacrifício do interesse pessoal, pelo bem do próximo, sem pensamento oculto. A mais meritória é a que assenta na mais desinteressada caridade.”
  • O apego as coisas materiais constituem sinal notório de inferioridade, porque, quanto mais se aferra aos bens deste mundo, tanto menos compreende o homem o seu destino. Pelo desinteresse, ao contrário, demonstra que encarade um ponto mais elevado o futuro”
  • A riqueza, assim como não é dada a uns para ser aferrolhada num cofre forte, também não o é a outros para ser dispersada ao vento, representa um depósito de que uns e outros terão de prestar contas, porque terão de responder por todo o bem que podiam fazer e não fizeram, por todas as lágrimas que podiam ter estancado com o dinheiro que deram ais que dele não precisavam.”
  • Conhecimento de si mesmo. Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?

Um sábio da antiguidade vo-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.”

Concebemos toda a sabedoria desta máxima, porém a dificuldade está precisamente em cada um conhecer-se a si mesmo. Qual o meio de consegui-lo?

“Fazei o que eu fazia, quando vivi na Terra: ao fim do dia, interrogava a minha consciência, passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém tivera motivo para de mim se queixar. foi assim que cheguei a me conhecer e a ver o que em mim precisava de reforma. Aquele que, todas as noites, evocasse todas as ações que praticara durante o dia e inquirisse de si mesmo o bem ou o mal que houvera feito, rogando a Deus e ao seu anjo de guarda que o esclarecessem, grande força adquiriria para se aperfeiçoar, porque, crede-me, Deus o assistiria. Dirigi, pois, a vós mesmos perguntas, interrogai-vos sobre o que tendes feito e com que objetivo procedestes em tal ou tal circunstância, sobre se fizestes alguma coisa que, feita por ou- trem, censuraríeis, sobre se obrastes alguma ação que não ousaríeis confessar. Perguntai ainda mais: ‘Se aprouvesse a Deus chamar-me neste momento, teria que temer o olhar de alguém, ao entrar de novo no mundo dos Espíritos, onde nada pode ser ocultado?’.

Examinai o que pudestes ter obrado contra Deus, depois contra o vosso próximo e, finalmente, contra vós mesmos. As respostas vos darão, ou o descanso para a vossa consciência, ou a indicação de um mal que precise ser curado.

O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual. Direis, como há de alguém julgar-se a si mesmo? Não está aí a ilusão do amor-próprio para atenuar as faltas e torná-las desculpáveis? O avarento se considera apenas econômico e previdente; o orgulhoso julga que em si só́ há dignidade. Isto é muito real, mas tendes um meio de verificação que não pode iludir-vos. Quando estiverdes indecisos sobre o valor de uma de vossas ações, inquiri como a qualificaríeis, se praticada por outra pessoa. Se a censurais noutrem, não na podereis ter por legítima quando fordes o seu autor, pois que Deus não usa de duas medidas na aplicação de sua justiça. Procurai também saber o que dela pensam os vossos semelhantes e não desprezeis a opinião dos vossos inimigos, porquanto esses nenhum interesse têm em mascarar a verdade e Deus muitas vezes os coloca ao vosso lado como um espelho, a fim de que sejais advertidos com mais franqueza do que o faria um amigo. Perscrute, conseguintemente, a sua consciência aquele que se sinta possuído do desejo sério de melhorar-se, a fim de extirpar de si os maus pen- dores, como do seu jardim arranca as ervas daninhas; dê balanço no seu dia moral para, a exemplo do comerciante, avaliar suas perdas e seus lucros e eu vos asseguro que a conta destes será mais avultada que a daquelas. Se puder dizer que foi bom o seu dia, poderá́ dormir em paz e aguardar sem receio o despertar na outra vida.

Formulai, pois, de vós para convosco, questões nítidas e precisas e não temais multiplicá-las. Justo é que se gastem alguns minutos para conquistar uma felicidade eterna. Não trabalhais todos os dias com o fito de juntar haveres que vos garantam repouso na velhice? Não constitui esse repouso o objeto de todos os vossos desejos, o fim que vos faz suportar fadigas e privações temporárias? Pois bem! que é esse descanso de alguns dias, turbado sempre pelas enfermidades do corpo, em comparação com o que espera o homem de bem? Não valerá este outro a pena de alguns esforços? Sei haver muitos que dizem ser positivo o presente e incerto o futuro. Ora, esta exatamente a ideia que estamos encarregados de eliminar do vosso íntimo, visto desejarmos fazer que compreendais esse futuro, de modo a não restar nenhuma dúvida em vossa alma. Por isso foi que primeiro chamamos a vossa atenção por meio de fenômenos capazes de ferir-vos os sentidos e que agora vos damos instruções, que cada um de vós se acha encarregado de espalhar. Com este objetivo é que ditamos O livro dos espíritos.” – Santo Agostinho

  • Muitas expressões pintam energicamente o efeito de certas paixões. Diz-se: ímpar de orgulho, morrer de inveja, secar de ciúme ou de despeito, não comer nem beber de ciúmes etc. Este quadro é sumamente real. Acontece até não ter o ciúme objeto determinado. há pessoas ciumentas, por natureza, de tudo o que se eleva, de tudo o que sai da craveira vulgar, embora nenhum interesse direto tenha, mas unicamente porque não podem conseguir outro tanto. Ofusca-as tudo o que lhes parece estar acima do horizonte e, se constituíssem maioria na sociedade, trabalhariam para reduzir tudo ao nível em que se acham. é o ciúme aliado à mediocridade.

De ordinário, o homem só́ é infeliz pela importância que liga às coisas deste mundo. fazem-lhe a infelicidade a vaidade, a ambição e a cobiça desiludidas. Se se colocar fora do círculo acanhado da vida material, se elevar seus pensamentos para o infinito, que é seu destino, mesquinhas e pueris lhe parecerão as vicissitudes da humanidade, como o são as tristezas da criança que se aflige pela perda de um brinquedo, que resumia a sua felicidade suprema.

Aquele que só́ vê̂ felicidade na satisfação do orgulho e dos apetites grosseiros é infeliz, desde que não os pode satisfazer, ao passo que aquele que nada pede ao supérfluo é feliz com os que outros consideram calamidades.

Referimo-nos ao homem civilizado, porquanto, o selvagem, sendo mais limitadas as suas necessidades, não tem os mesmos motivos de cobiça e de angústias. Diversa é a sua maneira de ver as coisas. Como civilizado, o homem raciocina sobre a sua infelicidade e a analisa. Por isso é que esta mais o fere, mas também lhe é facultado raciocinar sobre os meios de obter consolação e de analisá-los. Essa consolação ele a encontra no sentimento cristão, que lhe dá a esperança de melhor futuro, e no Espiritismo, que lhe dá a certeza desse futuro.

  • Perda dos entes queridos. A perda dos entes que nos são caros não constitui para nós legítima causa de dor, tanto mais legítima quanto é irreparável e independente da nossa vontade? “Essa causa de dor atinge assim o rico, como o pobre: representa uma prova, ou expiação, e comum é a lei. Tendes, porém, uma consolação em poderdes comunicar-vos com os vossos amigos pelos meios que vos estão ao alcance, enquanto não dispondes de outros mais diretos e mais acessíveis aos vossos sentidos.”

Que se deve pensar da opinião dos que consideram profanação as comunicações com o além-túmulo?

“Não pode haver nisso profanação, quando haja recolhimento e quando a evocação seja praticada respeitosa e convenientemente. A prova de que assim é tendes no fato de que os Espíritos que vos consagram afeição acodem com prazer ao vosso chamado. Sentem-se felizes por vos lembrardes deles e por se comunicarem convosco. haveria profanação, se isso fosse feito levianamente.”

A possibilidade de nos pormos em comunicação com os Espíritos é uma dulcíssima consolação, pois que nos proporciona meio de conversarmos com os nossos parentes e amigos, que deixaram antes de nós a Terra. Pela evocação, aproximamo-los de nós, eles vêm colocar-se ao nosso lado, nos ouvem e respondem. Cessa assim, por bem dizer, toda separação entre eles e nós. Auxiliam-nos com seus conselhos, testemunham-nos o afeto que nos guardam e a alegria que experimentam por nos lembrarmos deles. Para nós, grande satisfação é sabê-los ditosos, informar-nos, por seu intermédio, dos pormenores da nova existência a que passaram e adquirir a certeza de que um dia nos iremos a eles juntar.

  • “O progresso da Humanidade tem seu princípio na aplicação da lei da justiça, de amor e de caridade, lei que se funda na certeza do futuro. Tirai-lhe essa certeza e lhe tirareis a pedra fundamental”
  • “O Espiritismo é forte porque assenta sobre as próprias bases da religião: Deus, a alma, as penas, e as recompensas futuras; sobretudo, porque mostra que essas penas e recompensas são consequências naturais da vida terrestre e, ainda, porque no quadro que apresenta no futuro, nada há que a razão mais exigente possa recusar. Que compensações ofereceis aos sofrimentos deste mundo, vós cuja doutrina consiste unicamente na negação do futuro? Enquanto vos apoiais incredulidade, ele se apoia na confiança em Deus ao passo que convida os homens à felicidade, à esperança, `verdadeira fraternidade, vós lhes ofereceis o ‘nada’ por perspectiva e o egoísmo por consolação. Ele tudo explica, vós nada explicais. Ele prova pelos fatos, vós nada provais. Como quereis que se hesite entre as duas doutrinas?”
  • Quanto aos adversários, também podemos classificá-los em três categorias. 1a) A dos que negam sistematicamente tudo o que é novo, ou deles não venha, e que falam sem conhecimento de causa. A esta classe pertencem todos os que não admitem senão o que possa ter o testemunho dos sentidos. Nada viram, nada querem ver e ainda menos aprofundar. ficariam mesmo aborrecidos se vissem as coisas muito claramente, porque forçoso lhes seria convir em que não têm razão. Para eles, o Espiritismo é uma quimera, uma loucura, uma utopia, não existe: está dito tudo. São os incrédulos de caso pensado. Ao lado desses, podem colocar-se os que não se dignam de dar aos fatos a mínima atenção, sequer por desencargo de consciência, a fim de poderem dizer: Quis ver e nada vi. Não compreendem que seja preciso mais de meia hora para alguém se inteirar de uma ciência. 2a) A dos que, sabendo muito bem o que pensar da realidade dos fatos, os combatem, todavia, por motivos de interesse pessoal. Para estes, o Espiritismo existe, mas lhe receiam as consequências. Atacam-no como a um inimigo. 3a) A dos que acham na moral espírita uma censura por demais severa aos seus atos ou às suas tendências. Tomado ao sério, o Espiritismo os embaraçaria; não o rejeitam, nem o aprovam: preferem fechar os olhos. Os primeiros são movidos pelo orgulho e pela presunção; os segundos, pela ambição; os terceiros, pelo egoísmo. Concebe-se que, nenhuma solidez tendo, essas causas de oposição venham a desaparecer com o tempo, pois em vão procuraríamos uma quarta classe de antagonistas, a dos que em patentes provas contrárias se apoiassem demonstrando estudo laborioso e porfiado da questão. Todos apenas opõem a negação, nenhum aduz demonstração séria e irrefutável.
  • “Para a maioria dos homens, o dinheiro tem ainda irresistível atrativo e bem poucos compreendem a palavra ‘supérfluo´, quando de suas pessoas se trata. Por isso mesmo, a abnegação da personalidade constitui sinal de grandíssimo progresso”
  • Assim como a invenção do microscópio nos revelou o mundo dos infinitamente pequenos, de que não suspeitávamos; assim como o telescópio nos revelou milhões de mundos de cuja existência também não suspeitávamos, as comunicações espíritas nos revelam o mundo invisível que nos cerca, nos acotovela constantemente e que, à nossa revelia, toma parte em tudo o que fazemos.

Decorrido que seja mais algum tempo, a existência desse mundo, que nos espera, se tornará tão incontestável como a do mundo microscópico e dos globos disseminados pelo Espaço. Nada, então, valerá o nos terem feito conhecer um mundo todo; o nos haverem iniciado nos mistérios da vida de além-túmulo? é exato que essas descobertas, se se lhes pode dar este nome, contrariam algum tanto certas ideias aceitas, mas não é real que todas as grandes descobertas científicas hão igualmente modificado, subvertido até, as mais correntes ideias? E o nosso amor-próprio não teve que se curvar diante da evidência? O mesmo acontecerá com relação ao Espiritismo, que, em breve, gozará do direito de cidade entre os conheci- mentos humanos.

As comunicações com os seres de além-túmulo deram em resultado fazer-nos compreender a vida futura, fazer-nos vê̂-la, iniciar-nos no conhecimento das penas e gozos que nos estão reservados, de acordo com os nossos méritos e, desse modo, encaminhar para o espiritualismo os que no homem somente viam a matéria, a máquina organizada. Razão, portanto, tivemos para dizer que o Espiritismo, com os fatos, matou o materialismo. fosse este único resultado por ele produzido e já́ muita gratidão lhe deveria a ordem social. Ele, porém, faz mais: mostra os inevitáveis efeitos do mal e, conseguintemente, a necessidade do bem. muito maior do que se pensa é, e cresce todos os dias, o número daqueles em que ele há melhorado os sentimentos, neutralizado as más tendências e desviado do mal. é que para esses o futuro deixou de ser coisa imprecisa, simples esperança, por se haver tornado uma verdade que se compreende e explica, quando se veem e ouvem os que partiram lamentar-se ou felicitar-se pelo que fizeram na Terra. Quem disso é testemunha entra a refletir e sente a necessidade de a si mesmo se conhecer, julgar e emendar.

  • “Por bem largo tempo, os homens se têm estraçalhado e anatematizado mutuamente em nome de um Deus de paz e misericórdia, ofendendo-o com semelhante sacrilégio. O Espiritismo é o laço que um dia os unirá, porque lhes mostrará onde está a verdade, onde o erro. Durante muito tempo, porém, ainda haverá́ escribas e fariseus que o negarão, como negaram o Cristo. Quereis saber sob a influência de que Espíritos estão as diversas seitas que entre si fizeram partilha do mundo? Julgai-o pelas suas obras e pelos seus princípios. Jamais os bons Espíritos foram os instigadores do mal; jamais aconselharam ou legitimaram o assassínio e a violência; jamais estimularam os ódios dos partidos, nem a sede das riquezas e das honras, nem a avidez dos bens da Terra. Os que são bons, humanitários e benevolentes para com todos, esses os seus prediletos e prediletos de Jesus, porque seguem a estrada que este lhes indicou para chegarem até Ele.” – Santo Agostinho

O Espiritismo é a ratificação prática da doutrina de Jesus Cristo sem alegorias e tem como objetivo ultimo a prática do bem por meio do Amor de DEUS. É a prática da lei Divida: do Amor, Caridade e Justiça.

Antagônico ao materialismo, o espiritismo explica TUDO, por firmar-se no conceito monoteísmo. E o que é mais magnífico, reaviva a fé no futuro de nossa alma. 

Encerro a análise deste livro atestando de que após o estudo deste conteúdo compreendo o nosso avanço, mesmo que lentamente em direção ao autoconhecimento e que a revelação do conhecimento exposto somente pode ser absorvida e incorporada se efetivamente acreditarmos, temos que desenvolver a capacidade de discernimento do que é verdade e do que é erro, por isso como indicativo indagatório a essas dúvidas, termino apresentando alguns versículos dos evangelhos:

“Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto.
Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca”

Lucas 6:43-45

“Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”

Mateus 7:16-20

” Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce”

Tiago 3:12

Recomendamos:

> Assistir o filme Allan Kardec

> Ler o Livro do Espíritos (Allan Kardec). 

Gratidão ao Criador ! Amor, Alegria e Paz a Todos !

Marcio Benthien

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